terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto "Saúde Oral na Biblioteca Escolar"


Dando cumprimento às atividades previstas no projeto Saúde Oral na Biblioteca Escolar, os enfermeiros Isabel Carvalho e Nuno Pais deslocaram-se à biblioteca escolar do 1º ciclo, onde sensibilizaram os alunos (desde o Pré-escolar ao 4º ano) para a importância da saúde oral. Nessas sessões, assistiram a um pequeno filme sobre os cuidados a ter diariamente com a higiene oral; foram informados sobre a constituição da dentição das crianças; perceberam a importância da regularidade das escovagens; tomaram conhecimento sobre os alimentos saudáveis e aqueles que se devem evitar por provocarem cáries; aperceberam-se do tipo de escova e quantidade de pasta de dentes a utilizar nos cuidados diários e os corretos movimentos da escovagem dos dentes.






O projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar) é uma iniciativa da Direção Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares. No nosso Agrupamento, o projeto foi dinamizado em parceria com Projeto de Educação para a Saúde  do agrupamento e com o Centro de Saúde de Castelo de Vide.




Neste ano letivo, a BE recebeu um Kit SOBE, composto por um conjunto de materiais – escovas de dentes, cartas, autocolantes, CD, fantoches, livros, entre outros – que permite desenvolver unidades curriculares e projetos, exercitando a leitura, a escrita, as capacidades matemáticas e criativas, ao mesmo tempo que explora o mundo da saúde oral, através da utilização de recursos e atividades divertidas.